quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Australia Day



Dia 26 de Janeiro de 1788 – o dia em que Arthur Phillip e seus  11 navios inlgleses chegaram à Australia.
Apesar da data marcar este evento o dia foi nomeado “Australia Day” não antes de 1935 [e renomado “Invasion Day” pelos aborígenas], e só em 1994 o dia se tornou feriado nacional e motivo de celebração. Fácil de imaginar o estilo contemporâneo das comemorações né?
Claro que acontecem eventos culturais por toda a cidade, fogos de artifício, a nomeação do australiano do ano, entre outros... Mas mais da metade da população australiana estão nas ruas celebrando entre churrascos, festas e festivais.
Um dos maiores festivais de música do país, o Big Day Out acontece em Sydney bem no feriado. Além disso, cada bairro promove o seu próprio evento. Aqui em Bondi Beach o dia é da famosa “Havaianas Thong Challenge”, uma competição de havaianas infláveis no mar.
Assim como o carnaval no Brasil, o feriado se tornou sinônimo de festa e bebedeiras, com a triste diferença  que o feriado aqui não é prolongado. Este ano, o Australia Day caiu na quinta-feira e os empregadores já deram seu recado: nada de desculpas para “sick day” na sexta-feira, e se forem beber, que seja com moderação.
Agora, me diz, que australiano é esse que vai beber com classe tendo a desculpa de estar celebrando o seu próprio dia?
Sorry, I don`t know any.


Um comentário: