quinta-feira, 22 de março de 2012

Hot Yoga

“Come everyday the next 3 months and I will give you a new body , a new life” Bikram says – dizia a professora na minha primeira aula de Bikram Yoga.  Estava contandos os dias para escrever um post sobre essa “nova” modalidade, conhecida também como Hot Yoga. Mas antes que eu saísse reproduzindo o que os “bikram junkie`s”  pregam, resolvi testar. Nada a perder se tratando de Yoga né?


Prazer, a mais nova Bikram addicted.
Para quem não sabe, o Bikram Yoga é uma série de 26 posturas e 2 exercícios de respiração, que são praticados em uma sala aquecida a 40.6graus durante 90 minutos, e tem esse nome devido ao seu fundador Bikram Choudhory. Ele afirma que devido a temperatura da sala, se consegue um maior aquecimento dos músculos, sendo mais fácil aprofundar nos alogamentos.
A prática ficou bem conhecida nos EUA, Canada, Europa e Australia e atraiu muitas celebridades.  Lady Gaga, Madonna e Ashton Kutcher são frequentadores assíduos. Pena que no Brasil ainda é muito pouco conhecida. So existe um estúdio, no Rio de Janeiro. Mas não duvido que até o final desde ano se espalhe pelas outras cidades (se não abrirem um, eu abro.rs)
Além de detox, weight loss – queima-se de 600 a 1500 calorias por aula – o Bikram Yoga é considerado preventivo e curativo. A rápida circulação do sangue ajuda a previnir problemas cardíacos além de estimular e restaurar cada músculo, junta e orgão do corpo. Sou prova viva depois de estirar o ligamento e recuperá-lo em um mês de Bikram.
Mas para ser uma prática saudável, o aluno tem que se comprometer em mudar seus hábitos alimentares. Devido ao suor excessivo o corpo precisa repor magnesio, cálcio, sódio e potássio, encontrados principalmente em frutas e vegetais. O consumo de água deve aumentar para 4 litros diários. Seguindo as recomendações, todas as idades e tipos físicos são bem-vindos.
Não é fácil, mas é viciante. Extremo calor, sede, coração a mil. Desafio para o corpo e a alma. Busca pela vontade, paciência e calma. E no final a recompensa: o relaxamento, a mente vazia, a plenitude do corpo e a sensação de limpeza interna imediata. É o que eu sinto até hoje, depois de 8 meses de prática, quando ainda deitada no mat, vivencio meu último shavasana.
O segredo de tudo? A respiração.
“Never too old, never too sick, never too late to do yoga and start from scratch once again” Bikram Chadhoury

Um comentário:

  1. Oi Paty, tudo bem? Meu nome é Janaína e fiquei muito interessada nesta nova modalidade o Hot Yoga. Você sabe me dizer se em Belo Horizonte alguma acadêmia já tem? Obrigada Bjs

    ResponderExcluir