segunda-feira, 2 de maio de 2011

Saudade

Uma de minhas saudades

As vezes sinto falta da minha vida no passado. Não de um específico momento, mas de todos. Até os ruins, até os que não fizeram muita diferença, até os momentos entediantes. Fico pensando e tentando saber do que sinto falta, e não chego a nenhuma conclusão. Mas se eu pudesse descrever meu sentimento com uma palavra, seria SAUDADE.

Saudade de um lugar, saudade de uma pessoa, saudade de um tempo. Mas todas essas saudades dizem a mesma coisa: nós sentimos saudades de nós mesmos. Não é o lugar, mas o que você viveu naquele lugar. Não a pessoa, mas os momentos compartilhados, não o tempo, mas você mais novo.

Nós estamos constantemente mudando, e tudo que passa fica na memória como lembrança de nós mesmos. Você pode estar ao lado de uma pessoa, e ainda assim estar com saudade dela, na lembrança de um momento que já passou. O mesmo quando se sente saudade de um lugar, você pode arriscar voltar lá e ainda assim continuar com saudades. Se a saudade fosse apenas de lugares e pessoas seria fácil matá-la. Mas a saudade é eterna. É uma busca que nunca termina. Saudade do tempo que não volta.

Não estou falando que a saudade é um sentimento ruim. Depende de como você encara essa mudança de momentos. Eu mesma já me peguei várias vezes falando que estava com saudade de um tempo, mas que não queria vive-lo de novo, que ali na memória era agora o seu melhor lugar. Mas também já senti saudades de querer abandonar tudo para voltar em um certo momento. E tem vezes que simplesmente eu não sei distinguir essa saudade.

Hoje é uma dessas vezes. Sei que estou com saudade. Saudade de mim, da minha infância, da minha família naquele tempo, saudade do tempo de colégio, dos momentos com as amigas que não tenho mais contato, e até das que mantenho. Saudade da faculdade, saudades do meu irmão, do meu pai. Saudades das minhas tardes livres no sofá e até das ocupadas no trabalho. Saudade das férias. Saudades do Brasil.

Mas posso falar? Senti uma saudade muito grande da Austrália. Dos meus primeiros passos, de não saber qual era a próxima rua, como seria o próximo dia na escola ou no trabalho. Saudade da adrenalina de estar em um novo país, distante, falando outra língua. Saudade da novidade. Saudade de gostar de ficar sozinha. Saudades do contato frequente com o Brasil. Saudade da primeira casa, da segunda, da terceira. Saudade de quem já voltou.

Se é uma saudade boa ou ruim, não sei dizer. Mas sei que hoje um cheiro, uma música e uma sensação me fizeram voltar em todos esses lugares que mencionei. E sei que daqui algum tempo é do dia de hoje, e tudo que ele envolve, que vou sentir saudades. 

7 comentários:

  1. Paty,

    Amei o texto. Acho que não só eu que sei da sua vida e te conheço, gosta deste texto, todos gostam. Nele diz respeito a peculiaridades suas sim, mas tem momentos que são globais, sentimentos que todos sentem mas não sabem expressar. E você teve a capacidade de fazê-lo, pelo menos "colocou no papel".

    Está de parabéns! Continue assim, me inspirando com seus textos.

    SAUDADES de você. Beijos

    Bela.

    ResponderExcluir
  2. Já dizia Seu Jorge "A saudade é minha dor, e anda arrasando com meu coração".
    Saudade é a palavra da minha vida! Lindo texto, Paty!

    ResponderExcluir
  3. Dá pra ter saudade de tanto ne? Coração da gente é coisa grande demais! haha
    Paty, adorei o blog, arrasou! Assim dá p matar um pouquinho mais da saudade de você... Mas é saudade boa de sentir pq sei q vc ta bem! love u!! besoooos, guapa! Fê.

    ResponderExcluir
  4. Quero mais... eu passaria um dia inteiro lendo seus textos.
    Nao tenho nem palavras pra descrever o quanto achei maravilhoso.
    Vc vai longe!!!
    Parabens amiga!!!
    Barbara

    ResponderExcluir
  5. Nova parceira de blog e Syd, adorei! Nostalgia eh uma forma saudavel de lembrarmos de um passado q valeu. Seu texto trata dessas lembrancas com mta delicadeza, gostei! vamos continuar trocando figurinhas de blogueiras. Bjo, see u at the rocks ;)

    ResponderExcluir
  6. Paty,

    às vezes temos saudades daquilo que ainda não vivemos. Com você aí, já tenho saudades de Sydnei.

    Continue a escrever sempre, o blog está lindo.

    Te amo,
    Pai

    ResponderExcluir
  7. Falando em saudades, ai que saudade do tempo em que eu me sentia feliz com muito menos, de quando cheguei na Austrália, há quase 3 anos. Quando começo a complicar a vida, lembro do nosso recomeço aqui, partindo do zero. Parabéns pelo texto, uma delicadeza sem tamanho.

    ResponderExcluir