domingo, 1 de maio de 2011

Descomplicando



Todo mundo já cansou de ouvir pessoas dizendo o quanto a vida é complicada. Até nós mesmos vez ou outra. É normal do ser humano querer sempre além, e se sentir insatisfeito com aquilo que tem. Parece carma, mas quanto mais se reclama, mais a vida se complica.

Muito cômodo colocar a culpa na “vida” se a nossa vida é aquilo que fazemos dela. Não tem segredo, se ela está complicada é porque você está complicando. Depende de nós encarar um fato como complicado e certamente empurrar com a barriga será o primeiro passo para transformar a situação em um problema.

Cá para nós, é muito mais fácil reclamar do que ir a luta. Mas estamos reclamando para quem e esperando o que? Acredite, ninguém irá resolver todos os seus problemas. Já parou para pensar que ao mudar uma situação ruim, a primeira beneficiada, e talvez a única, será você?

Sofremos muito por antecipação e acabamos atraindo aquilo que não queremos.  Reclamamos da rotina, e da falta da rotina. Reclamamos de trabalhar de mais, e de trabalhar de menos. Reclamamos quando saímos muito, e quando ficamos em casa. Reclamamos por ter muitos afazeres e reclamamos do ócio. Reclamamos do muito, do pouco e até do mais ou menos.

Desse jeito fica realmente difícil encontrar a felicidade. Não é na balada de sábado que você vai encontrá-la, e nem em casa. Não é no trabalho, e nem na preguiça. Meio clichê, mas só se encontra a felicidade dentro da gente. Ela está sempre ali, e você tem contato com ela todos os dias desde que acorda. Seja na hora de comer uma coisa bem gostosa, ou em um gesto educado de um desconhecido na rua.

Sei que só isso não basta. Queremos mais. Queremos rir até chorar, queremos abraçar, beijar, gritar de alegria. Queremos todo mundo feliz ao mesmo tempo. Mas o primeiro passo para isso é começar rindo sozinha.

Resgate todo pequeno gesto que te deixou feliz e aumente a importância dele na sua vida. Use sua energia com o que te deixa bem. Esqueça o que te puxa pra baixo. Comece com pouco, e vá vivendo um dia de cada vez.  Mergulhe nos detalhes e na simplicidade da vida e você verá que a felicidade está nas pequenas coisas. 

2 comentários:

  1. Patita,

    vc sempre surpreendendo ne? Ta de parabens! Vc eh um anjinho mesmo! Continue escrevendo, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Paty, lindo seu texto!!
    Continue nos brindando com suas palavras e seus textos brilhantes!
    Muita paz prá vc.
    Bjos...

    ResponderExcluir